Como aumentar o Ticket Médio da empresa?
Essa é uma pergunta importante, principalmente quando analisamos o mercado e vemos o número de concorrentes só aumentar.
Cada vez mais se torna caro a conquista de novos clientes. Isso ocorrer porque o nível de consciência do consumidor aumentou e com isso, o seu poder de decisão, sendo necessário o aumento nos investimentos em marketing, logística e produção para conquistá-lo.
Por isso, quando um cliente é conquistado, o ideal é criar formas de vender novamente para ele. Porque como ele já conhece a empresa, uma relação de confiança já está estabelecida, fica mais fácil e rápido a realização de uma nova compra.
Sabendo disso, separamos algumas formas e estratégias de aumentar o ticket Médio por cliente. Não importa se o seu produto ou serviço é mais barato e tem um giro mais rápido ou se ele é mais especializado e precisa de um investimento maior. Então, vamos lá?
1-Ofereça produtos secundários de uma mesma linha:
Para que você possa de fato aumentar o faturamento por cliente você precisa criar formas para entender o comportamento dele.
Por exemplo; se um cliente comprou um produto de uma determinada linha, talvez ele precise de outros produtos daquele mesmo segmento. Fazer uma oferta, como um combo especial ou uma condição de pagamento diferenciado provavelmente fará com que ele coloque mais itens no seu carrinho e compre mais vezes ao longo do tempo.
Lembre-se: As pessoas querem comprar tudo no mesmo lugar, elas só não compram por achar caro ou por não saber que tem aquele produto. Mas se você der condições para essa compra acontecer, ela provavelmente irá ocorrer.
2-Diferencie o seu cliente por tempo de casa e por valor médio de compra.
Identifique quais cliente que compram de você com uma frequência ou já a um bom tempo e faça ofertas para eles conhecerem outros produtos ou serviços de sua empresa.
A mesma coisa pode ser feita com os clientes que já compram um volume maior de você. Aqui cabe, por exemplo, um sistema de indicação no qual ele ganha vantagens ao indicar a empresa. Essa estratégia funciona porque como ele já conhece bem o seu produto, saberá “vender” para os seus conhecidos. Isso o transformará em um embaixador da sua marca.
3-Entregue produtos ou serviços de cortesia.
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O interessante dessa estratégia é que ela já começa com a quebra de objeções por parte do consumidor. Dando a possibilidade de ele experimentar algo novo sem investimento inicial.
Essa prática funciona bem com serviços, pois como é intangível, dá mais segurança para o cliente tomar sua decisão. Mas quem vende produtos também pode usar dessa forma de atração através de degustações de produtos, por exemplo.
Estratégia bônus:
Crie um produto ou serviço de recorrência: Essa estratégia apesar de não ser nova é bastante eficaz principalmente quando pensamos em criar um fluxo de caixa mais sólido e constante.
Você pode criar um Club de assinatura de seus serviços e produtos: Muitas pessoas pagariam um valor acessível para ter a cobertura de um dentista de qualidade, por exemplo. Ou obter produtos exclusivos mensalmente através de uma assinatura.
Se você já tem clientes fidelizados e uma marca bem estruturada no mercado, talvez essa estratégia seja viável para você. Temos exemplos de muitas empresas mesmo relativamente pequenas que adotaram essa prática e aumentaram seu faturamento.
Lembre-se: O cliente quer sempre exclusividade. E não precisa de muito para isso, existe muitos produtos de valor agregado que provavelmente você já vende que poderiam facilmente se encaixar nessa estratégia.
Observe seu cliente para descobrir como vender mais para ele. Se pergunte:
Porque ele não compra mais produtos de mim?
Quais são as objeções que impedem que isso aconteça?
Como posso fazer ele comprar constantemente de nossa empresa?
Gastar energia para aumentar o ticket médio no momento em que vivemos é inteligente. Principalmente porque com certeza, o seu concorrente está de olho na sua carteira de clientes.
Gostou desse conteúdo? Quais são as estratégias que você tem adotado para aumentar o seu ticket médio?
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