Não é nenhuma novidade que o mercado alimentar é amplo e concorrido. Também é de conhecimento de todos que é um mercado com uma alta taxa de falência e os motivos são diversos: empreendedores inexperientes e falta de planejamento ocupam as mais altas posições nesse ranking.
Sabendo disso, separamos nesse blog post algumas dicas para quem quer se destacar, desenvolver e obter sucesso nesse setor.
1. Tenha um perfil específico de cliente.
2. Entregue mais que comida.
3. Crie relacionamento.
4. Seja constante.
5. Faça um atendimento perfeito.
Tenha um perfil específico de cliente
A pergunta mais importante nesse ramo é: quem vai comer a minha comida? Quem vai consumir o meu serviço? Definir quem é o seu cliente é o que vai determinar toda sua estratégia mercadológica e assim, a sua permanência no mercado.
Sabendo quem é seu cliente, você saberá como conquistá-lo. Assim fica mais fácil falar a mesma língua, entender os gostos, encantar nos detalhes. É necessário colher informações para definir esse cliente. Aqui vai algumas perguntas para lhe ajudar nesse processo:
Seu cliente quer uma refeição rápida ou quer ter um momento de descanso?
Ele se preocupa com o meio ambiente? Se sim, embalagens de plástico não vão agradar.
Que tipo de música ele gosta? Qual o esporte favorito dele?
Ele se preocupa com as informações nutricionais do alimento?
É recomentado ter sempre disponível essas informações, mas se isso for um valor pro cliente, enfatize as informações nutricionais mostrando preocupação com a saúde dele.
Entregue mais que comida
Comer é uma necessidade básica, se você apenas atender essa necessidade, ficará a margem no mercado. Quando alguém entra em um restaurante, para em uma lanchonete ou senta com os amigos em um bar, precisa ser um momento único, podemos usar até a palavra “mágico”.
Dentro do mercado alimentício é necessário que a diferenciação não pare no produto, tem que ter uma estratégia de serviço. O cliente é encantado pela decoração, musica, atendimento... Até a toalha de mesa com um dizer pode encantar. Lembre-se que assim como em qualquer relacionamento humano, são os detalhes que conquistará o seu público.
“Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los.”
Philip Kotler
Crie relacionamento
“Dia 20 de Março é aniversário de casamento do Claudio com a Mariana, vou ligar para ver se eles não querem reservar a mesa com vista pro mar.”
“Nessa quarta vamos ter promoção nos pratos fitness, vamos entrar em contado com os nossos melhores clientes fitness e contar essa novidade”.
Crie relacionamento com o seu cliente mantendo contato de forma interessante para ele. Talvez você possa estar pensando que isso é impossível hoje em dia, afinal, as empresas atendem muitas pessoas e seria impossível criar e manter esse relacionamento, certo?
É aí que entra a tecnologia como solução nesse processo. Nutrir um banco de dados com informações básicas da clientela através de um cadastro é a solução perfeita que pode viabilizar o relacionamento com uma lista vasta de clientes. Ou aprendemos o nome dos nossos clientes, ou os clientes aprenderão o nome do concorrente.
Seja constante
Um dos maiores desafios de uma empresa é a constância de seus produtos e serviços. Ser constante gera confiança e credibilidade no público e é um ponto crítico de sucesso.
Imagine um restaurante bem-conceituado, com pratos marcantes e com um público assíduo. Os negócios estão indo tão bem que é aberto uma nova loja na cidade. O público ansioso e cheio de expectativa vai visitar a nova loja, mas ao chegar lá, não encontra a mesma qualidade no produto e no serviço. A frustração é eminente e os problemas também.
Busque criar processos uniformes em todos os departamentos, crie métricas de controle claras e especificas para manter o nível de excelência e ouça constantemente o feedback do cliente. Assim será possível ser constante.
Faça um atendimento perfeito
Não apenas nesse, mas em qualquer seguimento o atendimento tem sido fator decisivo de diferenciação e sucesso. Hoje muitas empresas vendem o mesmo produto e oferecem o mesmo serviço. É no atendimento que se ganha o jogo.
Só há muitas das vezes uma chance de encantar e não pode ser desperdiçada. Cada cliente, cada mesa servida, cada família que entrar no estabelecimento deve ser recebida com uma avalanche de qualidade, cordialidade e profissionalismo.
O atendimento é o primeiro contato com o cliente, nesse momento é definido se a relação será duradora ou a penas um “flerte”.
“Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.” Philip Kotler
Falar em “atendimento perfeito” pode soar utópico porque envolve pessoas, e nem sempre o colaborador está no seu melhor dia. Entretanto, os empregados também são um tipo de cliente, por isso, a gestão deve ser constante nas práticas da liderança, motivação e desenvolvimento pessoal influenciando a constância das boas práticas no atendimento ao púbico.
E aí? Gostou das dicas? Sem dúvida é um grande desafio se destacar nesse mercado. Pensando nisso, criamos o QuickTrade Gourmet. Um sistema de gestão criado para atender as necessidades específicas desse ramo. Conte com a ferramenta certa para essa empreitada.
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